Passo-a-passo da Minha Primeira Decoupage!

>> sábado, 10 de julho de 2010

O que é Decoupage ?
Significa recortar e colar ! É a arte de revestir com gravuras superfícies de objetos como madeira,metal,vidro e tecido.É uma técnica antiga mas continua atual e divertida!!!!!

Eu me aventurei a fazer com guardanapo (lembra deles?Aqui ó!!) numa lata (essas de amendoim).
detalhe do estilo "craquelê enrugadê" que eu dei! * desculpa por não saber ainda deixar o guardanapo lisinho! mas sabe que gostei desse enrugadinho?achei super artesanal! =)

Vou contar como foi a experiência da principiante aqui!!! rs
Vamos ao passo-a-passo!!
1-Material : lata (pode ser de leite em pó tb!!) ,guardanapo,cola brancra ,pincel e recipiente para diluir a cola
2- Dilua a cola com um pouquinho de água até ela ficar numa textura mais líquida (mais fácil para trabalhar com o pincel)
3-Tire a camada de papel do guardanapo ficando só com a parte estampada
4- Meça a surperficie  e corte o guardanapo (de acordo com a parte da estampa que quer que apareça)

 5-Comece o trabalho passando uma camada de cola na lata ( não passe em tudo! vá aos poucos!)
6-Cole a parte do guadanapo e delicadamente (cuidado para não rasgar o guardanapo!) vá passando o pincel com a cola por cima! Aí é a parte dificil de alisar,tem que ter cuidado e calma.... Repita até completar toda superficie,sempre fazendo por partes.
7-O acabamento  embaixo foi feito com muito cuidado (mãos de princesa,por favor!rs) quando a cola já estava seca.
8- Uma dica importante: faça metade da cirunferencia e espere a cola secar para fazer o outro lado pois ao apoiar o lado com a cola ainda molhada pode arruinar o guardanapo!
Fiz todo o processo com a tampa no intuito de deixar a beirada sem o guardanapo para não correr o risco de estragar o trabalho na hora de abrir e fechar a latinha.

Meu parecer:
* É uma técnica muito gostosa de se fazer!
*Requer calma e delicadeza
*Como tudo na vida, pode-se melhorar com a prática
* Tente! Você vai amar !! =)

Update :
Dicas das minha amigas comentaristas arteiras:

Rosangela : "Uma dica: para o acabamento embaixo (passo 7), podes usar lixa de unha. Aquela de papel mesmo. O acabamento fica bem certinho."
Elaine : " Não se preocupe com os enrugadinhos. É bem difícil deixá-los lisinhos, por isso não me preocupo com eles.
Para uma durabilidade maior, passe verniz acrílico fosco depois de seco. Dá até pra lavar." 

Obrigada meninas!!! =)

Rosangela Marchesan  – (10 de julho de 2010 às 11:11)  

Oi, Rafaela!
A latinha ficou muito fofa!
Uma dica: para o acabamento embaixo (passo 7), podes usar lixa de unha. Aquela de papel mesmo. O acabamento fica bem certinho.
Um abraço!
Rosangela

Elaine Canha  – (10 de julho de 2010 às 11:20)  

Oi Rafaela

Não se preocupe com os enrugadinhos. É bem difícil deixá-los lisinhos, por isso não me preocupo com eles.

Para uma durabilidade maior, passe verniz acrílico fosco depois de seco. Dá até pra lavar.

Beijos

Unknown  – (10 de julho de 2010 às 11:42)  

rafa eu tbm gosto de decupagem, um detalhe que vai te ajudar, no item 7 quando for cortar vc usa lixa de unha pra faser ocorte e tudo mais facil.. bjo um bom fim de semana

kkkk  – (10 de julho de 2010 às 11:56)  

Linda a latinha...
para po acabamento com a lixa de unha...é legal fazer com bastante delicadeza...Já estraguei um trabalho todo.
Sou um tanto estabanada e os trabalhos artesanais são parfa acalmar a alma.

Bjus...

www.eueranormal.blogspot.com

Priscila Oliveira  – (10 de julho de 2010 às 12:22)  

Oi Rafa, ficou linda sua latinha!
Uma dica de uma amiga arteira: se quiser deixá-lo lisinho passe cola só na lata e aos poucos cole o guardanapo, com cuidado coloque um saquinho plástico por cima do guardanapo e com um pedacinho de tecido vá alisando com cuidado para não rasgar o papel, fica bem lisinho!
Mas confesso que adoro o charme do enrugadinho...hehehe!
bjs....

Nanci M.dos Santos  – (10 de julho de 2010 às 15:04)  

Parabéns Rafa!!!vc sempre espetacular em tudo que faz!!!bjs

Anna Lucia  – (10 de julho de 2010 às 15:07)  

Rafa,
Tudo q eu fiz até hoje de decoupage ficou enrugadinho , mas quer saber? Prefiro!
Já viu a tela que eu fiz? Quem me ensinou foi a Lú do Studio. Tá lá no meu blog.
Beijocas!

Márcia Chaves  – (10 de julho de 2010 às 15:55)  

Olá, Carla

Ficou lindo, menina!! E adorei o enrugadinho!! rsrsrs
Sabe o que faço para ficar lisinho?? Uso goma laca ao invés da cola. Coloco o guardanapo e passo a goma laca por cima, sempre do meio para os lados. Fica lisinho!!

Abs
Márcia

http://loucapramudar.blogspot.com

Mila  – (10 de julho de 2010 às 20:46)  

Olá! Descobri seu blog fuçando no blog da Carmem!
Que lindo, adoreii a decoupage, até ja sei em algumas coisas pra revestir aqui!!
Passe lá no meu, estou começando ainda
http://www.decoralicious.blogspot.com/
bjs!

dollystar  – (11 de julho de 2010 às 03:30)  

Parabébs RAfaela...linda, bastante colorida e muito prática!
bjs Dolly

Grasi  – (11 de julho de 2010 às 05:04)  

Oi Rafa...
tu mostrando assim, passo a passo, parece tão fácil que vou até tentar fazer...
Bjão e um domingo super iluminado.

Anônimo –   – (11 de julho de 2010 às 10:48)  

Rafaela...sempre fui doida por decoupage, mas seempre tive medo de não dar certo....aí vendo o seu PAP, tomei coragem e fiz ontem mesmo....ficou super fofo...
bjuss

Nárriman  – (11 de julho de 2010 às 12:25)  

Menina habilidosa, tudo o que se dispõe a fazer, faz!! Parabéns!

Amanda Paula  – (11 de julho de 2010 às 16:12)  

Ficou lindo, e eu também não ligo de ficar enrugadinho não, aliás tudo que a gente faz a mão eu adoro que fique parecendo que foi feito a mão!!!
Mas será que eu tenho paciência?

Bjss

http://amandaapaulaa.blogspot.com/

Patrícia Gomes  – (11 de julho de 2010 às 18:34)  

Eita q ficou bem legal mesmo, hem, Rafa.
Mas outra dica, além das que já falaram. Se for fazer pintura ou decoupage direto em latas, é bom sempre preparar antes com o primer, para evitar que a lata enferrugem. E pra ficar lisinho, passe sempre a cola do centro para fora e depois, como já disseram, é só colocar um plástico por cima, e ir alisando, delicadamente com um pedaço de malha ou até mesmo com a buchinha de papel feita com o descarte do guardanapo. ;o)

Xerinhos, frô
Paty

gabyshiffer  – (12 de julho de 2010 às 08:57)  

Olá,
Vim conhecer o seu blog
adorei tudo
já estou te seguindo
Boa semana pra vc
Beijos na alma!

Helena Garcia  – (12 de julho de 2010 às 09:32)  

Oiiiiii, Rafaela!!!
menina, quanta honra te receber no meu humilde bloguito!!! To me sentindo...rsrsrsrs
Rafaela, sempre venho aqui te visitar, já comentei algumas vezes , e adoro seu blog , sabia? Vc é um dos ícones da blogosfera pra mim!!!
Na revista Minha Casa eu vi você lá e pensei ....que chique essa minha amiga !!! Eita !!!
Além de ser muito linda , vc é muiiiiiiiiito talentosa, viu? Adorei sua visita lá no blog, viu? Apareça sempre que puder..
Muito obrigada por me seguir,tá?
Já estou te seguindo também e posso linkar seu blog lá no meu?
Beijoooooo e uma ótima semana pra vc na presença de Jesus!
Helena Garcia
http://diaadiacorridinho.blogspot.com

Anna Lucia  – (13 de julho de 2010 às 02:46)  

Oi Rafa!
Aqui o link da minha tela com guardanapo!
Sabe que eu até hoje não fiz outra?
Só acho guardanapo com cores quentes e eu quero fazer um com cores mais clarinhas.
http://seilamuitascoisas.blogspot.com/2010/01/que-tal-ficou.html

Beijos!

Manuela Nygaard  – (14 de julho de 2010 às 22:26)  

Rafa de Deus, você pode deixar o guardanapo maior que a lata. É so passar uma lixinha de leve nas extremidades da lata depois de seco que o acabamento fica perfeito! Mas tem que estar bem seco. Eu uso lixa de madeira, uso as mais gastas pra isso.
Quanto ao enrugado: enrugou por que vc usou cola branca diluida em agua.
Eu fiz decoupagem num caixote usando cola branca e realmente é ela quem faz enrugar.

Aqui no Brasil existem colas em gel especificas para decoupagem. Elas são mais adequadas por causa da consistencia. Vc consegue aplicar o guardanapo e acertar os detalhes sem rasga-lo.
Ficou muito linda a sua lata! Adorei a estampa!
Depois olha esse meu post. Eu tenho colocado feltro e alguns apliques de tecido/feltro nas tampas, pra dar mais charme. Fiaca muito charmoso
http://manuelanygaard.blogspot.com/2009/09/novas-latas.html
Bjs

*** Andrea Garcia ***  – (20 de julho de 2010 às 16:29)  

Oi, acabei de conhecer o blog e adorei! Já tem newsletter? Um cheiro pink pra vc!...

Andrea Garcia Barros
andreagarciafla@hotmail.com
Seg.: *** Andrea Garcia ***
Araióses – MA

Unknown  – (5 de agosto de 2013 às 16:49)  

vou tentar outra vez a decoupagem depois dessas dicas que vcs deram aqui,porque eu tentei 2 vezes e ficou enrrugado, dai eu tinha desistido, mas agora com o entusiasmo de todos vou continuar tentando.

Unknown  – (22 de abril de 2014 às 06:58)  

Oi, Rafa!! Adorei sua latinha, ficou linda. Vou me aventurar!! Tomara que dê certo. Bjs.

Postar um comentário

Conte-me tudo,não esconda nada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba os posts por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner