Método infalível para organizar os livros das crianças

>> quinta-feira, 28 de março de 2019

Acredito que, em qualquer casa com criança, haja bastante livros porque a leitura é uma parte fundamental da educação.No entanto, a quantidade de livros pode começar a ficar fora de controle e,frequentemente, você tenha que lidar com aquela baguncinha indesejável.

Esse é o dilema da Shirley, ela não sabe mais o que fazer com tantos livros espalhados pelo quarto:

Se o sistema organizacional ou de armazenamento que você tem para os livros está ficando confuso e as coisas estão sempre fora do lugar, é hora de resolver o problema.Vou contar pra vcs uma tecnica que apliquei aqui e acredito que funcione em qualquer casa com crianças. É só seguir os passos e se livrar de vez da bagunça de livros!


Primeiro passo - Minimizar fazendo um faxinão

O primeiro passo de qualquer projeto de organizacao é destralhar!!
É importante revisar periodicamente  os livros infantis, selecionando aqueles que já passaram da faixa etária do seu filho e que não deveriam ocupar mais espaço em sua casa. Doe e faça outras crianças felizes!

Segundo passo - Escolha um lugar para fazer como sua central de controle

Você precisa escolher uma central de controle. Este é o principal local onde a grande maioria dos livros ficará. É melhor escolher um lugar que não esteja ao fácil alcance das mãozinhas dos pequenos, mas não completamente fora da vista. Pode ser em um armário, em caixas debaixo da cama ou no alto de uma estante,por exemplo.
As crianças (principalmente as menores)  têm dificuldade em gerenciar uma grande quantidade de livros de uma só vez. Por isso, é interessante dar  acesso a uma pequena seleçâo de cada vez.Mantendo a maior parte deles fora de alcance, você ajudará as crianças a aprender a respeitar e cuidar dos livros. 

Terceiro Passo: Criar Pontos de Acesso

 Os pontos de acesso são os locais da casa onde os livros estão disponíveis para as crianças.Ocasionalmente, você irá escolher livros da central de controle , onde normalmente os livros são armazenados, até serem rotacionados em um dos pontos de acesso.
Esses pontos de acesso devem estar baixos  para que os pequenos possam alcançá-los.Manter alguns locais designados para acessar livros tornará mais fácil para as crianças fazerem uma escolha, ler de forma independente e cuidar dos livros, guardando-os.

Quarta passo: tornar as capas visíveis

Prateleiras que exibem a capa dos livros são vitais para as crianças. Ao manter os livros visíveis, as crianças poderão ver rapidamente o que está disponível e fazer escolhas - sem precisar tirar todos os livros e fazer aquela baguncinha básica..

É importante manter um número mínimo de livros em cada prateleira.  Lembre-se, o objetivo não é apenas ter menos confusão, mas ensinar as crianças a lidar e cuidar adequadamente dos livros. Eles poderão fazer isso quando tiverem menos livros.

Quinto passo: fazer o rodízio

Depois de ter arrumado todos os seus pontos de acesso, comece a ler! Quando perceber que as criancas estão ficando cansadas dos livros, troque-os com os livros que estão na central de controle. Não sinta a necessidade de fazer isso com frequência, pois é realmente benéfico para as crianças lerem o mesmo livro repetidamente.
Você acabará por encontrar o ritmo que funciona para sua família.. Então é isso. Simples,né?

A TItica  – (29 de março de 2019 às 10:43)  

Muitas ideias, super giras, adorei o móvel tipo box!

Postar um comentário

Conte-me tudo,não esconda nada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba os posts por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner